sábado, 16 de agosto de 2008

5 dicas para manter seus passwords (senhas) protegidos

Para se defender dos crackers e seus ataques, inclusive, de quadrilhas especializadas em crimes virtuais, confira o guia com cinco dicas práticas que podem o ajudar a se livrar desses problemas.

1 - Não revele seus passwords para outros:
Mantenha suas senhas protegidas de amigos ou membros de família - especialmente crianças -, que podem passar a informação para pessoas de menos confiança.

2 - Proteja qualquer password gravado:
Tenha cuidado em onde você guarda os passwords que você salva ou escreve. Não deixe a informação em algum arquivo do computador - crackers costumam podem procurar na máquina primeiro. Também não é aconselhável carregar senhas na carteira ou escondê-las abaixo do teclado. Uma boa regra para manter em mente é não registrar o que os passwords protegem.

3 - Nunca forneça seu password por e-mail:
Nunca repasse sua senha na internet. Qualquer e-mail que pede seu password ou indica que você deve entrar em um site para verificá-lo é provavelmente uma fraude. Isso inclui pedidos de companhias grandes ou individuais. Correios eletrônicos podem ser interceptados na web e crackers podem enviar mensagens fraudulentas para levar a vítima a revelar seus nomes de usuários e passwords, em esquemas de phishing.

4 - Não digite passwords em computadores de rede:
Não se pode considerar seguros os computadores em rede, de sistemas repartilhados como quiosques em aeroportos, ou cyber cafés. Não digite suas senhas nesses ambientes, evitando que alguém 'vigie' suas informações. Também não use esses desktops para visitar salas de chat, checar seu e-mail pessoal ou de negócios, balanços de banco, ou acessar qualquer informação que requere seu nome de usuário e senha.

5 - Tenha mais de um password:
importante ter senhas diferentes para cada site e serviço que você utiliza. Se qualquer um dos computadores ou sistemas online que usam sua senha for comprometido, todas as suas outras informações protegidas com a mesma seqüência podem ser descobertas também.

Aviso!

Para divulgar os problemas, melhorias, etc... Criei um blog, caso o blog demore pra postar algum erro, ou algo de estranho Fique ligado do que anda aconteçendo com o blog azulão Acesse o blog: www.oqueandaacontecendocomoba.blogspot.com OBS: BA = Blog Azulão