Pesquisadores na Purdue University estão trabalhando num sistema de refrigeração em miniatura, pequeno o suficiente para caber em notebooks.
A implementação de um sistema de refrigeração que ocupa pouco espaço poderia aumentar drasticamente a quantidade de calor absorvido dos chips, permitindo aos portáteis darem um grande salto em desempenho, onde o aquecimento deixaria de ser um grande problema.
Em vez de fans (ventoinhas), usam pequenos componentes compressores e evaporadores, que atuam como bombas, com pequenos diafragmas. As membranas elásticas são feitas com camadas ultra finas de um plástico chamado poliamida, e são revestidas com uma camada metálica, condutora de eletricidade. A camada de metal permite ao diafragma se mover para frente e para trás, produzindo uma ação de bombeamento usando cargas elétricas, ou "compressão eletrostática".
Os pesquisadores ainda enfrentam vários desafios, que tornam a aplicação prática da tecnologia um tanto distante. A principal dificuldade é justamente a miniaturização dos componentes, de forma que fiquem pequenos e eficientes.
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Aviso!
Para divulgar os problemas, melhorias, etc...
Criei um blog, caso o blog demore pra postar
algum erro, ou algo de estranho
Fique ligado do que anda aconteçendo com o blog azulão
Acesse o blog:
www.oqueandaacontecendocomoba.blogspot.com
OBS: BA = Blog Azulão
Nenhum comentário:
Postar um comentário